A Bíblia diz por duas vezes no livro de salmos que devemos nos colocar de pé na presença de Deus. Já o ato de ajoelhar-se é mencionado apenas uma vez no livro de Salmos. Mas quando se fala em dançar, que é evidenciado por três vezes nos Salmos, levanta-se uma bandeira vermelha. Tornou-se comum ver como o diabo tem pervertido determinada coisa, de forma a fazer com que se possa perder a vontade de ver a verdadeira expressão daquele ato. Ao pensar na dança, automaticamente imagina-se a sua expressão carnal como é encontrada no mundo. Para refletir: porque satanás usa com tanta veemência a dança? ?se a dança é espiritual mente insignificante, porque satanás tem implantado eficazmente a dança no mundo??
Estudos bíblicos indicam que tanto a presença quanto a ausência da dança na igreja no meio do povo de Deus têm um significado tremendo! A Bíblia declara enfaticamente que é preciso louvar a Deus com danças. Se isto é verdadeiro, pode-se saber como pôr em prática a Palavra de Deus ?Louvem-lhe o nome com flautas (em inglês ?com danças?); cantem-lhe Salmos com adufe e harpa?(Sl.149:3). Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas?(Sl. 150:4).
Por isso e necessário observar porque a dança é tão importante:
1-Desde o princípio dos tempos, a dança é usada como instrumento de culto
Não há registros precisos de quando a dança realizada de forma coletiva apareceu pela primeira vez, mas é notório que, assim como a música, a dança surgiu em meio ao culto a deuses diversos.
2-A dança na igreja é um cumprimento profético
Veja bem, esta profecia está se referindo aos últimos dias. ?Hão de vir e exultar na altura de Sião, radiantes de alegria por causa dos bens do Senhor, do cereal, do vinho e do azeite, dos cordeiros e dos bezerros; a sua alma será como um jardim regado e nunca mais desfalecerão. Então a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza.?(Jr. 31:12-13)
3-A dança é um sinal de benção e restauração na igreja
Na passagem de II Samuel 6:13,15 se observa a restauração da glória de Deus sobre o Seu povo associado com a dança.
4-A ausência da dança é um sinal de julgamento
Lm.5:15 ? Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança.
Então, um anjo levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada.
E voz de harpistas, de músicos de tocadores de flautas e de clarins jamais em ti se ouvirá, nem artífice algum de qualquer arte jamais em ti se achará, e nunca jamais em ti se ouvirá ruído de pedra de moinho. Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz do noivo e da noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela sua feitiçaria.
5-Satanás teme a nossa dança porque é um dos sinais dos fins dos tempos para ele
Colheita: Mt.13:39 ?O fim do mundo?. Festa dos Tabernáculos ? Chamado à festa Ele está voltando.
Bodas ? Mt 25:10, Ap 19:7 ? As bodas do cordeiro. Ju 21:21
Vitórias na Batalha - A dança de Manaim (2 exércitos) Armagedom ? a batalha final. Satanás resiste a nossa dança na igreja. Quando ele vê a igreja dançando é um sinal de que o tempo dele é curto, está no fim.
6-A dança pode cruzar barreias culturais e políticas com o evangelho
A DANÇA é uma forma de comunicação não verbal (sem palavras), que pode alcançar muitas culturas e linguagens. Muitas nações que não permitem a pregação do Evangelho no padrão formal admitem os grupos de teatro e dança para ministrarem.
7-A dança anuncia a mover de Deus
Em qualquer tempo da Escritura, a dança é especialmente notada. É uma associação com o novo mover de Deus. Dança diz: ?Olhe acima! Atenção! Alguma coisa especial está acontecendo aqui!?
Observe os versos a seguir:
Ex. 15:20 ? Miriã liderando a dança depois da experiência da travessia do Mar Vermelho.
Jz. 21:21-23 ? Marca o fim da era dos juizes
II Samuel 6:14 ? Dança marcando o estabelecimento do reinado de Davi com nova ordem para a adoração.
Jr. 31:4-13 ? A dança e o retorno do cativeiro babilônico.
A dança na igreja nos diz:
O Senhor está limpando, restaurando e abençoando?
Por: Ministério Filhos do Homem
—————